Trecho do artigo publicado na revista RGBO (FEBRASGO), em março de 2007, pelos autores do Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha. O texto na íntegra está disponível no link a seguir: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032007000300002&script=sci_arttext
"A hemorragia pós-parto (HPP) é uma das cinco principais causas de mortalidade materna tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Estima-se que mais de 125.000 mulheres morram no mundo por esta condição, sendo a atonia uterina ou inércia uterina a sua causa mais comum. Existem diversos métodos capazes de interromper a HPP decorrente da atonia uterina. O tratamento inicial desta condição consiste em massagem uterina e no uso de ocitócicos, como a ocitocina, ergometrina e prostaglandinas. No insucesso com estas medidas iniciais, outros métodos devem ser aplicados rapidamente na tentativa de controle da hemorragia. Existem métodos mecânicos, como a compressão uterina bimanual, a compressão da aorta abdominal e o tamponamento uterino, e métodos cirúrgicos, como as ligaduras arteriais, suturas de compressão uterina, embolização angiográfica e histerectomia.
As técnicas hemostáticas de sutura de compressão uterina são descritas mais recentemente e ainda pouco aplicadas em nosso país. Em 1997, B-Lynch et al., descreveram uma técnica de sutura compressiva para casos de hemorragia pós-parto secundária à atonia uterina que não responderam ao tratamento farmacológico, introduzindo uma alternativa cirúrgica com menor morbidade em relação às técnicas tradicionais.
Na análise da literatura nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, não identificamos experiência registrada com esta técnica em nosso meio. Assim, consideramos importante compartilhar nossa experiência com uma técnica cirúrgica alternativa, que nos parece útil em situações críticas sem, aparentemente, incrementar os riscos maternos."
Um comentário:
Tive uma hemorragia pós parto e a minha obstetra optou por utilizar esta tecnica para salvar minha vida... e deu resultado! Aqui estou eu!
Postar um comentário